terça-feira, 8 de junho de 2010

SOBRE A APRESENTAÇÃO DAS CHAPAS ÀS LICENCIATURAS

Olá! Bom dia!


Hoje quero fazer reflexão sobre a apresentação das chapas à Direção de nossa Universidade realizada na noite de ontem, dia 07/06/2010, aos cursos de licenciaturas da URI. Eu como acadêmica "de fora" pude observar como andam as eleições nos cursos de licenciaturas no lado da "URI Matos", como é conhecido o prédio mais afastado, entre os acadêmicos. 

Em um primeiro momento,antes de iniciar a apresentação,  conversando com uma aluna de um dos cursos de licenciatura, específicamente o curso de matemática, esta disse-me que apoiva a Chapa do Professor Francisco Gorski, a mesma aluna ao passar por uma professora sua ofereceu a esta um adesivo da referida chapa, sendo que a professora disse que não iria colocar. A mesma aluna disse-me que os professores tem medo de assumir o seu lado nesta disputa. Aí fiquei me questionando: medo do que? alguem é algum monstro? será que as pessoas não podem tomar partido ? não podem exercer seu papel como cidadãos? devem se manter em silêncio porque? Sinceramente, eu não sei até que ponto podemos dizer que vivemos em um País democrático, e se estamos passando por um momento de democracia dentro de nossa instituição de ensino se nem os próprios professores, que passam uma grande parte de seu dia dentro do campus, ou até mesmo na escola não podem tomar posição.

Após iniciar a apresentação, pude perceber como falta algo importante aos nossos 'FUTUROS PROFESSORES', aos professores de nossos filhos, aos futuros professores desta universidade, e direi com todas as letras o que faltou: EDUCAÇÃO, sim faltou aquela palavrinha mágica que nos ensina que devemos agir com educação  desde quando nascemos, e que, paralelamente é o que é buscado dentro dos cursos de licenciaturas, onde prima-se por formar pessoas capazes de auxiliar no desenvolver e transformar da educação.

A chapa dita como a de "situação"(eu particularmente não concordo) em meio às licenciaturas transformou-se em chapa de "oposição", sendo bombardeada com algumas perguntas sem fundamento nenhum (nem todas) além de vaias. Isso mesmo VAIAS, realmente NUNCA me passou pela cabeça que isso aconteceria com os futuros profissionais de educação que estão sendo formados aqui.

Alguns alunos perguntaram sobre como seria resolvido o problema da falta de pessoas interessados a cursar os cursos de licenciaturas, mencionando ainda que os próprios universitários não sentem vontade de participar das aulas aja visto a falta de alunos. Aí eu me pergunto, vamos "atar" as pessoas pelo pescoço e obrigá-las a cursar um curso de licenciatura? O preço dos cursos já foi reduzido à metade e nem assim houve grande interesse da comunidade em cursar algum destes cursos. Isso não é um fato isolado, os cursos de licenciatura estão sofrendo com a falta de alunos em todo o BRASIL. Soluções para isso? 3 pessoas não podem achar a solução para todos os problemas da nossa Universidade sozinhos, por isso TODOS nós temos cabeças pensantes e devemos ter voz ativa dentro de NOSSA Universidade não só para criticar, mas também para dar boas sugestões.

Um fato chamou-me a atenção, enquanto a chapa do professor Francisco Gorski respondia aos questionamentos feitos pelos acadêmicos, estes permaneciam em silêncio, e assim continuavam ao fim da explanação seguida de algumas palmas desconfiadas e digamos 'amedrontadas'. Quando a palavra estava na chapa da Professora Ayda Bochi Brum , os alunos conversavam sem parar não prestando atenção no que era dito, e, mesmo assim, ao fim aplaudiam fervorosamente. Me questiono: Qual a importância que estes alunos dão à eleição na URI?Votam apenas pelo simples fato de uma das chapas ter professores de suas áreas? Pelo que me parece sim, pois demonstraram total desinteresse durante a fala desta chapa.

Depois disso, em casa, comecei a refletir. Os professores são uns dos maiores formadores de opinião que se tem, visto que a maioria são vistos como  referência pelos alunos, são eles que ensinam os primeiros passos para a  vida profissional, e influenciam muito no caminhar da vida pessoal, refletindo ainda no processo de formação de nossa consciência como cidadãos que somos. Diante disso fica a pergunta? Como esses futuros professores exercerão seu papel e qual a influência que passarão àqueles que ainda estão por vir?





Acho que esse texto foi muito mais um desabafo MEU (que isso fique bem claro) do que uma crítica. Quero dizer ainda que não estou falando que todos os acadêmicos que estavam no salão de atos  fizeram parte deste entristecedor incidente, mas que uma grande parte sim. E isso é realmente lamentável.

2 comentários:

  1. Embora irei votar na Prof. Ayda, pude perceber que faltou educação e respeito durante a apresentação das chapas, democracia se faz com respeito.
    Mas não vejo grandes prblemas nisso com o futuro dos nossos filhos, vivemos em uma sociedade democrática. O grande problema para nossa educação foi oito anoa perdidos com a atual direção.
    Hoje o debate deve ser fogo mais uma vez, já que a Adm é quase toda Ayda e a Contábeis quase toda Chico.

    Viva a liberdade de opiniões e parabéns pelo blog!
    Um abraço Dada!

    Rodrigo Faccin

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo Rodrigo, democracia se faz com respeito.
    Quando me refiro ao futuro, quero dizer a que tipo de profissionais estão sendo formados dentro de nossa Universidade? Estes são os futuros professores da URI, será que eles terão uma consciencia cidadã suficentemente consolidada para incentivar os futuros acadêmicos a participarem de uma forma respeitosa de processos democráticos futuros?
    Com certeza o debate de hoje será muito interessante hehehe!! A gente só espera que não ocorra o mesmo incidente de ontem!!..hehe..
    E com certeza: Viva a liberdade de opiniões, afinal estamos apenas apoiando a chapa que achamos que será melhor para a nossa Universidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir