terça-feira, 8 de junho de 2010

ENCERRA AS APRESENTAÇÕES DE CHAPAS

Terminou hoje as apresentações das chapas para Direção do Campus de Santiago aos acadêmicos de todos os cursos. Fazendo um balaçando disso tudo creio que podemos estar certos que nossa Universidade estará em boas mãos sob o 'comando' de qualquer uma das duas chapas, pois como foi bem colocados por estas, os planos de ações são muito próximos, o que é motivo de nos deixar orgulhosos em saber que as duas chapas estão plenamente voltadas para um denominador comum: O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA URI.

Diferentemente de ontem, o ambiente foi muito receptivo por parte dos acadêmicos e respeitoso. As perguntas foram muito bem colocadas, discordando eu (mas respeitando também as opiniões de todos) de algumas perguntas feitas específicamente a melhorias em alguns cursos, neste caso, os que participaram da apresentação. Com certeza estão certo os acadêmicos de quererem saber o que as chapas tem como propostas para um curso determinado, entreanto é digamos um tanto 'complicado' para as chapas específicarem suas ações de imediato, visto que penso eu, que seja necessário um diálogo com acadêmicos e professores. Não que isso não tenha sido feito, ressaltando que as duas chapas mencionaram ter feito isso,mas mesmo assim, penso que seja necessário um maior contato ainda para saber das reais necessidades de cada  curso. Em relação a esse assunto ainda, acho sim importante que os acadêmicos pensem em seu curso, mas quando falamos em direção de uma universidade estamos falando de todos os cursos, temos que pensar em ações que venham  abranger a todos.

Uma acadêmica, não sei exatamente de que curso ao dar sua opinião apresentou um cartaz que de acordo com o que se sabe está circulando ou circulou parece-me que nas salas de aula e no próprio salão de atos no momento da apresentação. Não sei exatamente o conteúdo que se trata, mas pelo que se entendeu é anônimo e falaria a respeito da direção passada e atual da URI. 

Como já me manifestei aqui em outras oportunidades, volto a dizer que o anonimato é uma forma equivocada de expressar opinião tendo em vista que torna sem efeito o que é dito ou escrevido. Entretanto como há comentários neste mesmo blog, não sei se comentários feitos por acadêmicos, professores (já que também é anônimo e foi aceito por não ofender  a nenhuma das chapas) de que o anonimato é a maneira de se 'proteger' de futuras perseguições. Penso também que temos o direito de liberdade de expressão, o qual utilizo desta por meio do blog, por exemplo, para dar a minha opinião sem ofender ninguem e sem falar sobre assuntos  infundados. Por isso creio que se este cartaz não esteja ofendendo ninguem, não esteja falando sobre assuntos que realmente não sejam verídicos e que não sejam caluniosos, será apenas um cartaz que alunos, professores e funcionários poderão ou não levar em consideração na hora de votar, da mesma forma se este conter alguma informação contrária.


Eu participei de todas as noites dos debates, acompanhei todos os questionamentos feitos por todos os acadêmicos e concordo com a maioria das coisas que foram colocadas pelos alunos. Espero que depois destes três dias de apresentações todos os acadêmicos, professores e funcionários possam escolher seu candidato com a convicção de que não será apenas mais um voto. 
Torço como quase egressa da URI que a cada pleito democrático de nossa universidade cresca o espiríto de participação de todos os que ajudam a construir a história de nossa Universidade!
Boa noiteee!!


Obs.: Já está tarde e tenho que trabalhar de manhã, então não irei fazer uma nova leitura do que escrevi para arrumar erros de portugues e repetições de palavras. Peço desculpas desde já, por essas falhas que devem ter acontecido, mas espero que mesmo assim eu tenha sido clara com o que quis dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário